segunda-feira, 27 de junho de 2011

O que são Primatas,?


Do pequeno lêmure-rato, de apenas 100 gramas, ao gorila da planície oriental de 250 kg., os primatas aparecem em todas as formas e tamanhos.
Existem 235 espécies de primatas e todas, de uma forma ou de outra, possuem características semelhantes.
Essas características são:
* Mais confiança na visão do que no cheiro
* Visão binocular
* Membros do corpo e mãos adaptados para pendurar-se, saltar e balançar nas ramas
* Habilidade para pegar e manipular objetos pequenos, usando dedos com unhas em lugar de garras
* Cérebros grandes em relação ao tamanho corporal
* Vida social complexa
Os prossímios (60 espécies) são quase todos pequenos, notívagos e encontrados apenas na África e Sudeste Asiático. Os Antropóides (175 espécies) ou ‘higher primates’ são maiores, diurnos e são constituídos por macacos e símios. Os macacos do Novo Mundo tendem a ser pequenos, residem exclusivamente nas árvores e só habitam a América Central e América do Sul. Eles são também conhecidos como platirrinos e têm largos narizes, com narinas que se abrem ao lado.
Os macacos do Velho Mundo podem ser subdivididos em macacos com bolsas nas bochechas (Cercopitecóideos), que são principalmente os africanos, e macacos comedores de folhas (Colobines), que são principalmente os asiáticos. Ambas famílias, junto com os símios e os humanos, também são conhecidas como catarrinos e têm tem o septo nasal estreito e as narinas voltadas para baixo.
Os símios são encontrados na África e a Ásia. A maior diferença entre os símios e os macacos é o resultado das grandes adaptações em direção a um cérebro maior – mais tamanho, postura do corpo mais ereta, menos filhotes por parto, maior tempo de vida. Diferente dos macacos, seus braços são mais longos do que suas pernas e a visão é mais importante do que o olfato, seu sentido primário.

ARTIGO OBTIDO DO EXCELENTE SITE
http://www.animalplanetbrasil.com/guia_primatas/que_e_primatas/index.shtml

Nenhum comentário:

Postar um comentário